Morena com luzes: a combinação perfeita para mudar o visual

Atualizado em: 21/07/2014

Conheça as técnicas e saiba o que fazer antes e depois das luzes.

 

As luzes são boas aliadas para mulheres que querem dar uma mudada no visual, sem precisar mexer no comprimento. No entanto, algumas mulheres morenas ficam na dúvida se as luzes são um bom caminho a se seguir. Será que combina? Será que estraga muito os fios? Faço luzes em que tom? Essas são alguns dos questionamentos que as mulheres morenas têm na hora de decidir sobre as mechas. Famosas como Bruna Marquezine, Fernanda Paes Leme e Sabrina Sato aderiram às luzes e clarearam seus fios. As mechas ajudam a iluminar seus rostos e a dar uma quebrada no tom do cabelo, além de proporcionar uma mudança no visual.

morena-com-luzes

 

Morenas com luzes combina?

Para o cabeleireiro e colorista, Marques de Paula, as luzes para mulheres morenas combinam sim. “Desde que haja coerência nos tons escolhidos para as mechas”, acredita. A ideia é que as mechas sejam sempre as mais naturais possíveis. “Ou seja, sem criar marcas no cabelo, para que não haja uma dependência de manutenção”, explica o colorista. á para a cabeleireira do Nilceia Rocha Coiffeur, Sandra Santanna, as mulheres morenas que queiram fazer luzes devem observar alguns detalhes para que as mechas combinem com seu tom de pele. “Se ela tiver um tom mais amarelado, dourado (quente) combina sim.” Luzes em tom mel, californianas, ombré hair e sombré hair são boas opções. “Tom de mel nunca acinzentado porque envelhece”, afirma a cabeleireira.

Além de tomar cuidado com o tom acinzentado, é importante tomar cuidado para não exagerar nas luzes e acabar perdendo as características da mulher morena. “As morenas quando me procuram pedem luminosidade para seus cabelos, sem perder sua naturalidade e sim valorizar o que já é bonito”, conta Marques de Paula.

 

Tipos de luzes que combinam com morenas

Com a evolução de técnicas, as mulheres hoje podem optar por diversas maneiras de se fazer luzes. Desde aquelas que deixam as luzes mais em evidência até técnicas mais discretas que apenas iluminam os fios.

Primeiramente, há uma sutil diferença entre luzes, mechas e reflexo. As luzes são um processo que mudam a tonalidade de apenas uma pequena parte do cabelo, deixando os fios bem naturais. Já o reflexo inclui um número maior de fios e provoca um efeito mais visível. Entre os processos, as mechas são as que deixam os fios mais marcados e dão um aspecto bem iluminado ao cabelo.

Confira abaixo as 4 principais técnicas para fazer esses processos:

tipos-de-luzes-para-morenas

 

Californianas: é uma técnica que marca mais as pontas, clareando-as. Inspirada nas surfistas, as mechas californianas se tornaram populares depois de muitas famosas aderirem à técnica.

Ombré Hair: a ideia é deixar os cabelos com um aspecto sombreado principalmente nas pontas. A diferença da californiana é que o ombré cria um degradê com os fios, não ficando tão marcado.

Mechas: essa é uma das técnicas mais usada, já bastante popular e conhecida há um bom tempo. Pequenas mechas do cabelo são pintadas da raiz até as pontas, deixando os fios bem marcados e clareando boa parte do cabelo.

Ombré Hair: é a mais nova técnica de se fazer luzes. A ideia vem da ombré hair, mas o resultado tende a ser mais suave. Com a técnica, o clareamento se dá com tons bem próximos ao original do cabelo, criando um aspecto difuso e bastante natural.

Cuidados antes e depois

É importante se atentar a alguns cuidados antes de se render às luzes. “Boa hidratação para nutrir o fio, a base de queratina, uma semana antes de fazer as luzes para fortalecer o cabelo já que a tinta irá ressecá-lo”, orienta Sandra. Outras dicas, essas dadas pelo colorista Marques de Paula, são: usar sempre xampu e condicionador de boa qualidade e que seja indicado para o seu tipo de cabelo e nutrir os cabelos semanalmente com produtos certos e de boa qualidade.

Fonte original: Dicas de Mulher